Drenagem
Soluções utilizadas na construção civil, obras de contenção, entre outros. São sistemas drenantes para rebaixamento de lençol freático e escoamento de águas infiltradas, objetivando aumentar a vida útil das estruturas e evitar a degradação de paredes, pisos, muros e pavimentos. No caso da agricultura, campos esportivos, áreas verdes e jardins, existem soluções em drenagem para acelerar a retirada de água de chuva e evitar o acúmulo e a formação de poças, permitindo a prática desportiva e o adequado desenvolvimento da vegetação.
DRENAGEM SUPERFICIAL (CANALETAS E GRELHAS)
O sistema de drenagem superficial, composto por canaletas e grelhas (calhas de piso), tem por objetivo a captação ou interceptação e remoção das águas precipitadas, sobre as superfície e áreas adjacentes, de forma mais eficiente. Essa remoção e a condução para fora do corpo da estrutura, ou para locais apropriados para o desague seguro, proporciona estabilidade aos maciços de terra que constituem a infraestrutura e evita a erosão nos terrenos marginais.
DRENAGEM PROFUNDA
O sistema de drenagem profunda objetiva interceptar fluxos das águas subterrâneas e rebaixar o lençol freático, em cortes no solo ou rocha, captando e escoando, de forma a impedir a deterioração progressiva do suporte das camadas dos terraplenos e pavimentos. Essa solução pode ser aplicada no subsolo de edificações, pátios de mineradoras, muros de contenção e taludes, rodovias e ferrovias, entre outros.
DRENAGEM HORIZONTAL (Colchão Drenante)
O colchão drenante, resume-se na instalação de uma única camada de material drenante sobre um geotêxtil, convenientemente disposto sobre o terreno. Esta solução tem como principal função a captação e condução das águas do lençol freático e águas provenientes de infiltração de águas pluviais. Portanto, o geotêxtil desempenhará função de filtração, evitando a contaminação do meio drenante, além de servir como reforço construtivo, auxiliando na distribuição de cargas e proporcionando um aumento significativo no fator de segurança do aterro.
DRENAGEM SUBSUPERFICIAL (Rasa)
Os drenos sub-superficiais ou rasos são dispositivos instalados em camadas de solo próximas à superfície de cortes ou aterros que, liberando parte da água retida, aliviam as tensões e propiciam a preservação destas estruturas. Quanto à forma construtiva, os drenos poderão ser cegos ou com tubos. Podem ainda receber designações particulares como dreno transversal ou dreno longitudinal de base.